Apresentação

O Parque de Natureza de  Noudar localiza-se na Herdade da Coitadinha, por ‘detrás-dos-montes’ entre o serpenteado do rio Ardila e da ribeira de Múrtega, encaixado entre cumes e colinas na proximidade da vila de Barrancos (Alentejo, Portugal). O caminho desde a entrada do Parque até ao castelo de Noudar, atravessa uma extensa área de montado de azinho que termina com vista majestosa para a confluência das duas linhas de água.

Percorrendo a pé antigos trilhos e caminhos de terra vão-se descobrindo outras histórias, os fundos dos vales onde descansam moinhos-de-água, bosques selvagens em encostas que escorregam para os rios, cristas rochosas que se erguem acima de toda a paisagem.

O montado, as pastagens, o olival, o pastoreio com vacas e o porco preto, são os sinais comuns às herdades vizinhas desta região. Mas aqui, um relevo mais abrupto e rochoso protegeu enclaves de vegetação onde permaneceram azinhais e bosques densos, onde a luz entra com dificuldade, redutos únicos numa paisagem muito alterada pelo homem.

Em Noudar a vida apresenta-se em estado selvagem e de absoluta pureza.

Mapa Do Parque 

Conceito

No Parque de Natureza de Noudar convoca-se o princípio de que o uso promove a conservação do território e recria a atividade agrícola na Herdade, respeitando as práticas e as tradições da região, ao mesmo tempo que se promove o eco turismo no respeito pela natureza.

A recuperação e adaptação da arquitetura original do Monte da Coitadinha possibilitam o acolhimento de visitantes, potenciando a vivência do território com todas as acomodações para permanecer e explorar, onde se incluem alojamento, restaurante e atividades de interpretação.

Neste espaço telúrico, de refúgio e isolamento, exalta-se uma forma de estar contrária à agitação social dos tempos atuais. Eleva-se a tranquilidade, a comunhão com a natureza e com as pessoas, é celebrado o silêncio e a contemplação, proporcionam-se experiências de gastronomia mediterrânica e de produção endógena, convidamos à deambulação por um território preservado e isolado.

Alqueva

A Herdade da Coitadinha tem cerca de 1000 hectares e foi adquirida pela EDIA  (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva, S.A.) em 1997, como medida de compensação pela perda de habitats de ecossistemas de montado, galerias ripícolas e matagais mediterrânicos induzida pela construção da barragem de Alqueva.

A escolha deste território, um pouco afastado da zona de influência direta de Alqueva, prende-se com o facto de este território peculiar pertencer à Rede Natura 2000 – Zona Proteção Especial (ZPE) Moura-Mourão-Barrancos-, visto ter um riquíssimo património natural e cultural e certamente por ter uma vasta e preservada área de montado de azinho.

A EDIA tem como missão garantir que este espaço de características únicas se mantém e valoriza.