Na extensa área de montado de azinho do Parque é também possivel observar belos exemplares de Bovinos Mertolengos criados em regime extensivo. Pretende-se que os bovinos com o ferro Noudar constituam uma referência a nível nacional de um efetivo mertolengo de alta qualidade genética.
A escolha desta raça autóctone justifica-se pela tradição da sua exploração na região mas também à história da Herdade da Coitadinha, onde foi apurada uma das pelagens que hoje a caracterizam. O Parque está inscrito como produtor de carne mertolenga DOP.
Na época de montanheira – Novembro a Fevereiro-, recebemos nos nossos montados alguns exemplares de porco preto de raça alentejana, para a engorda através do fruto da azinheira, a bolota.
A raça bovina Garvonesa, outrora muito comum nos campos alentejanos, quase que chegou à extinção.
A EDIA, aproveitando o espaço agro-silvo-pastoril proporcionado pela herdade da Coitadinha, perto de Barrancos, hoje Parque de Natureza de Noudar, decidiu associar-se à recuperação desta raça e do seu material genético, juntando-se ao pequeno número de criadores portugueses, pouco mais de uma dúzia, e criar a sua própria vacada.
Hoje existem cerca de mil exemplares em Portugal. Meia centena estão em NOUDAR.